6 de maio de 2009

Yakitori

Robatas! Robatas! Robatas!

Robata é um espetinho grelhado, pode ser de legumes, peixes, carnes, frutos do mar e por aí vai. As robatas geralmente são servidas com um molho tarê – molho agridoce a base de shoyu. Não vamos confundir com um churrasquinho jundiai ou mimi, a robata é bem melhor, porém, menor!

Vamos ao que interessa:

O restaurante fica em Moema. O lugar não é muito bonito, a fachada é de vidro e a primeira coisa a ser notada lá de fora é a fumaça do ambiente. Ok, é uma robataria, tem grelhados, ou seja, fumaça! Vamos todos sair defumados! O atendimento é normal (nem ruim e nem espetacular), os garçons não sabem explicar direito o que é cada coisa daquele cardápio.

Freqüentadores: tem bastante japonês japonês.

O intuito era comer robata, então vamos lá:

Robata de batatinhas:



Eu amo batatas, mas quando coloquei essa batatinha na boca veio a frustração. As batatas estavam frias (para não dizer geladas) por dentro.
Entendo que chegamos meio tarde, o restaurante estava fechando e o pessoal já estava com vontade de voltar para suas respectivas casas, mas isso não justifica a minha batata gelada (hehehe). Faltou uma manteiguinha...

Tomate cereja com bacon:



Um espetinho exótico. Espeto de tomate? Com bacon? Apesar de estranho estava muito bom. O bacon estava no ponto certo, bem torradinho mas não tostado e o tomate quentinho. As duas coisas combinam super bem!

Asinha de frango:



Acho que esqueceram na grelha... tava gostoso!

Oniguiri com salmão:



Esse eu pedi bem torradinho e veio do jeito certo! Bem crocante por fora e macio e quente por dentro. Bolinho de arroz com salmão, muita gente acha sem graça, mas vale à pena. Acho que foi o melhor oniguiri que comi nos restaurantes, mas tem que ser bem torradinho.

Berinjela:



Espeto com uma berinjela gigante acompanhado por missô. Esquentar a berinjela na grelha não tem muito segredo, mas sobre essa robata havia umas “coisinhas” de peixe (não sei o nome) que deram um toque especial à berinjela. Aprovado!

Língua de boi com uma saladinha:



Língua de boi grelhada é sempre maravilhosa! As fatias estavam fininhas, macias e super saborosas com um molho de gengibre e shoyu bem suave.

Pele de frango:



Aqui está ela novamente... a pele de frango! Pura gordura! Ninguém resiste à gordura quando ela está crocante. Não precisa nem de molho tarê. Esse espeto demora mais para ficar pronto que os outros. Quando pedimos, pensamos que haviam esquecido porque nunca chegava a tão esperada pele de frango – kawa.

Sorvete de matchá:



Não dá para explicar o sabor desse sorvete...
Curioso, estranho, gostoso, amargo, esfarelento, diferente, chá verde em pó...
Sempre existe aquela vontade de comer um sorvete de matchá, porém sempre são aqueles industrializados importados. Esse era diferente, feito na própria casa! Perfeito! Ótima pedida para encerrar a comilança.
Chegou um sorvete verde na mesa... A primeira colherada... Não sei o que pensar... o sorvete derreteu na boca e continuei com uma cara estranha... Que tipo de sorvete era aquele? Pela descrição parece que eu odiei, mas não, o sorvete é uma experiência única. A primeira colherada vc estranha, a segunda vc começa a aceitar a idéia e depois vc já se acostumou com o sorvete e ele fica gostoso! Ele é bem amargo e parece que tem pozinho de chá instantâneo.


resumindo: as robatas são ótimas, mas falta variedade!


> Yakitori
av. dos Carinás, 93 | Moema
11 5044 7809


itadakimasuuuuu!


9 comentários:

  1. Nhan! Ainda não levei a Má lá, mas com certeza é uma opção muito boa para comer o básico. Pena que o Cláudio não bebe, senão o par robata + breja tornaria o lugar mais atraente. Anyway... Sempre volto aqui para pegar alguma sugestão de vcs! Um dia a gente vai conseguir indicar um lugar legal para vcs experimentarem! =]
    B.djus!
    Hori & Má

    ResponderExcluir
  2. Olá! 1ª vez que to entrando aqui! Huahua Hori comentou qd fomos no Forneria San Paolo (DONT GO THERE UNLESS YOU LIKE EXPENSIVE FOOD AND ROACH)
    Pô fui esses dias no Yakitori... essa Lingua é mto boa.. e a saladinha sempre peço mais à parte (7 REAL UMA SALADINHA!PQP) + um Soborozinho... e o espeto de Kawa é obrigatório! Daqui uns dias tb tamos montando um blog para acompanhá-los!

    ResponderExcluir
  3. Não entendi o comentário do (falta de variedade?)
    variedades de espetos??

    ResponderExcluir
  4. O Yakitori foi assaltado no começo do mês, menores de idade; e houve troca de tiros lá dentro; policial matou o menor de dezessete anos, haviam 40 clientes na casa; é uma pena; imagina que a casa funciona há treze anos e o Takaki-san (dono) nunca instalou câmeras de segurança.....

    ResponderExcluir
  5. Não sei se o local já foi bom, mas qdo fui experimentar, que tristeza de comida, simplesmente horrível, experimentei diversos e somente um de filet mignon q era frito foi razoável, mas de resto foi horrível, não é ruim, é horrível, fora o sôboro (arroz) que dá até agonia em comer, parece coisa de sítio mesmo.. tá loco nunca mais,,isso pq tinha visto comentários bons. Não recomendo nunca!

    ResponderExcluir
  6. credo! credo! credo! mto ruim!

    ResponderExcluir
  7. Olha, quem falou que é bom tá muito enganado ou de fato não sabe oque é bom! pq aquilo ali é nojento! Foi a pior robataria que já fui, que coisa triste aqueles espetinhos, principalmente o shimeji mto nojento! o gohan soborô realmente de deixa triste só de olhar. Lugar péssimo.

    ResponderExcluir
  8. frequento o yakitori a 12 anos e nunca vi um restaurante tao conservador com a culinaria japonesa o lugar esta de paraben ate os garcons welington e claudio falao nihongo

    ResponderExcluir
  9. Frequento o Yakitori a muito tempo também.
    Ja morei no Japão e fiz um estágio em gastronomia lá.
    É um dos poucos lugares em São Paulo aonde tem uma comida muito parecida com a do Japão, uma delicia.
    Acredito que quem foi e não gostou ou não conhece a comida tradicional japonesa ou realmente teve muito azar de alguma coisa ter acontecido na cozinha

    ResponderExcluir