13 de junho de 2009

Namu | shabu shabu

Eu ia para uma reunião no Bom Retiro quando estacionei em frente a um ajeitado restaurante. Shabu shabu dizia a placa. Tinha uma idéia do que era mas nunca tinha experimentado. Resolvi que ia dar uma chance ao restaurante depois da reunião. Mas... a tal reunião foi super longa e quando retornei, fui gentilmente informado que o almoço estava encerrado. Peguei então um cartão de visitas e fiquei com o Namu na cabeça. Quando ia voltar para conhecer o shabu shabu do Bom Retiro? Algum tempo depois, veio a oportunidade. Sabadão de manhã, fomos (quer dizer, ela foi..) às compras na José Paulino e na volta, quase na hora do almoço, lá estava o Namu pronto para nos receber.
O ambiente é bem arrumado e limpo com móveis novos e de bom gosto. O atendimento é bem feito e cuidadoso. Chega a destoar dos outros restaurantes do bairro. A freguesia é predominantemente oriental e de origem coreana, mas o restaurante não é exatamente de cozinha coreana. No cardápio, aliás, haviam muitas opções interessantes de origens diversas, como o tonkatsu, o yakisoba (eu sempre quero experimentar yakisobas em todos os lugares), o enrolado vietnamita.... Mas tínhamos que experimentar o shabu shabu, que é a especialidade do lugar.


o ambiente do Namu

O shabu shabu é um misto de sukiyaki com um fondue (comparação beeeem grosseira...) de origem japonesa. Diversos ingredientes, entre eles legumes, macarrão, carnes, cogumelos são preparados na mesa em uma panela cheia com um caldo levemente temperado. Os ingredientes podem ser mergulhados em molhos que acompanham o prato e degustados de forma similar a um fondue.
No Namu, a tradicional entrada cortesia foi uma "delicada" salada de alface e folhas verdes temperada com um molho muito, mas muito apimentado. Para quem gosta, estava saboroso. Eu particularmente não consegui chegar ao fim e de quebra mandei meia lata de Nestea junto da salada....


Entrada cortesia: salada apimentada

Em seguida, chegou o kit shabu shabu que incluia uma porção de carne, verduras, legumes, kani, cogumelos, macarrão, arroz, molhos, panela a gás, potes, pratos e um garçom... Isso mesmo, um garçom! É fato que a maioria não vai ter idéia de como preparar o shabu shabu. Por isso, o restaurante instrui os garçons a prepararem o prato para os clientes, que apenas assistem e comem. No nosso caso, o garçom foi bastante atencioso e explicou passo a passo como se degustar a comida.


Kit shabu shabu do Namu

O preparo começa pelas verduras e legumes, que demoram mais para cozinhar. Tem de tudo: couve flor, repolho, cebola, acelga. Depois vem a carne, fatiada bem fininha. Depois os cogumelos, o kani. O líquido, que vem levemente temperado vai gradualmente ganhando os sabores do que cai na panela. E o que sai é degustado acompanhado com um dos três molhos: amendoim, pimenta ou shoyu. O 1o é o mais exótico, com gosto de .... amendoim mesmo... um pouco doce, e levemente amargo. O 2o é bem saboroso e razoavelmente ardido. E o último é uma mistura de shoyu menos concentrado e levemente adocicado. Eles combinam bem com o sabor delicado das iguarias que saem da panela, especialmente com a carne.


A carne fatiada do shabu shabu

E quando achamos que a refeição já está no fim, vêm o 2o round: o macarrão. É uma espécie de lamen verde de fabricação da casa, que é preparado no caldo resultante do cozimentos de todos os ingredientes anteriores. Vem até pedacinhos do que sobrou na panela. A massa é mais pesada e grossa que um lamen estilo Aska (um dia a gente traz fotos de lá também...) e o sabor é novamente bem suave. Dá sustância mas o melhor ainda estava por vir...


shabu shabu on the way

Não era o fim ainda... restava o grand finale! O caldo da panela ainda tinha o que dar. Enquanto terminamos o macarrão, o garçom coloca arroz, ovos e uma mistura de legumes picados e mistura com tudo o que sobrou na panela. Vira uma espécie de bi bim bap, um risoto, um soborô bem picadinho. Acha-se pedaços de tudo o que foi comido nas rodadas anteriores. Estranho mas muito saboroso. Junto com a carne, é a melhor parte da refeição.


bi bim bap? risoto? soborô?

No fim, os R$ 28 por cabeça investidos no shabu shabu valem cada centavo. O atendimento e o ambiente são simpáticos e a comida gostosa e farta. É uma experiência diferente que vale a pena. Recomendamos e retornaremos um dia para experimentar as outras opções do cardápio.

> Namu Shabu Shabu
Rua Prates, 221 | Bom Retiro
3228-6126


Itadakimasuuuu!

8 comentários:

  1. Obrigado!
    O post diz tudo o que eu queria saber sobre o restaurante, já que é difícil achar informações sobre ele na internet!

    ResponderExcluir
  2. a-do-ro o blog. E esse post e o do Bulgogi estão o má-xi-mo. Olha só... queremos novidades... Kd mais?

    ResponderExcluir
  3. Estamos com um grande atraso... mas já já vamos postar um monte de coisas legais!! Continue lendo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do post e já conhecia o restaurante! Recomendadissimo!!! eu ainda faço uma sugestão: COUPLE SET!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu tinha me esquecido de que esse restaurante existia! Nunca fui lá! No sábado, à caminho da ZePa, passei em frente e fiquei com vontade! Vendo as fotos, fiquei com mais vontade ainda!!! Obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  6. origem japonesa, certeza? --''

    ResponderExcluir
  7. O Namu começou em um espaço pequeno que ficava em uma galeria de lojas, no segundo andar, na Rua José Paulino no mesmo bairro onde está situado atualmente o restaurante.
    Ele começou a se popularizar entre os orientais pela infinidade de rolls oferecidos no seu cardápio. Nessa época, o próprio dono, um coreano, e alguns empregados estavam à frente da loja.
    Hoje muita coisa mudou ne...kk

    ResponderExcluir
  8. Gente, o Namu Shabu Shabu já fechou... não existe mais... uma pena.

    ResponderExcluir