20 de abril de 2009

Bar da Dona Onça


Edifício Copan

A Dona Onça é um bar e restaurante instalado na galeria do famoso edifício Copan, projeto de Oscar Niemeyer. Já tínhamos ouvido (e lido) bastante a seu respeito mas ainda não havia surgido a oportunidade de conhecer seus quitutes. Aproveitamos então a emenda do feriado prolongado de Tiradentes para fazer compras na sempre muvucada 25 de março e de quebra, dar uma passada no edifício Copan para finalmente conhecer o Bar da Dona Onça.

Bar da Dona Onça


Chegamos por volta de 18:00, ainda escurecendo em SP. O lugar chama atenção para o pé direito duplo com um grande menu board rabiscado a giz na parede. Acima, um grande vidro permite acompanhar de longe o movimento na cozinha. O ambiente é bem bacana. O atendimento foi eficiente, porém um pouco distante. Nada que comprometesse nossa visita. A única coisa engraçada foi a água com gosto de vinho (provavelmente por conta de uma lavagem meia sola da taça....) que foi prontamente trocada quando reclamei.



Parmeggiana aperitivo e o molho de tomate apimentado ao lado

Seguimos o script sugerido por uma revista (qual revista, eu não me lembro...). Resolvemos começar pela parmeggiana aperitivo citada na tal resenha, aproveitando que sou maníaco por bife a milanesa coberto por molho de tomate e mussarela! Mas essa é um pouco diferente. O bife vem macio, com a casquinha crocante, e coberto por mussarela. Mas vem sem o molho de tomate, ou melhor, com um molho de tomate levemente picante a parte. Uma boa pedida para começar. Entretanto, para nós, foi quase meia refeição.



Rabada cozida na pressão com polenta e agrião


Pedimos em seguida o prato mais famoso da casa: a rabada com agrião e polenta. E temos que admitir: a tal rabada é bem gostosa mesmo. A carne vem super macia, parecendo desmanchar com apenas um olhar. E o agrião, cozido junto com o molho de tomate dá um sabor especial a carne. Para completar, a polenta e o arroz complementam com sucesso a combinação. Vale a pena experimentar. Um detalhe: depois da super entrada, nós dividimos o prato principal, que é muito bem servido, para sobrar espaço para uma das sobremesas da Dona Onça.




Mini churros com doce de leite


A escolha caiu sobre os mini churros com doce de leite. Na realidade, esperávamos algo similar aos churros que experimentamos na Espanha, fininhos, crocantes por fora e com a massa super leve. Entretanto, trata-se de uma versão miniatura dos mesmos churros de massa pesada e doce que habitam os parques de diversões e pavilhões de exposição em toda cidade. Achamos um pouco "massudo" e pesado demais. Quem sabe, se eles fosse mais compridinhos e finos, a combinação com o doce de leite quente ficasse realmente equilibrada e mais atraente.
De qualquer forma, o Bar da Dona Onça agradou bastante. Apesar dos preços razoavelmente salgados (a conta para um casal fica na casa de uns R$ 100,00), a comida é boa e o ambiente bacana. É interessante dispor de um lugar como esse no meio da agitação do centrão de SP. Voltaremos lá para experimentar mais iguarias e dar uma nova chance para outras sobremesas.

> Bar da Dona Onça
Avenida Ipiranga, 200
Edifício Copan, lojas 27 e 29

Centro - São Paulo - SP
11 3257-2016

http://www.bardadonaonca.com.br/


itadakimasuuuuu!

2 comentários:

  1. Realmente os pratos são muito bem feito. A rabada é ótima, mas... não concordo que os pratos sejam bem servidos. Na verdade achei-os bastante modestos. A sobremessa então, porções mínimas. Não sai de lá saciado. Agora os preços!? esses sim: beeeeem salgados!!!!!! Sinceramente: achei que não valeu a pena!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu daria uma segunda chance... Os pratos são bem originais!

    ResponderExcluir