17 de abril de 2009

Le Poèm Bistrot

Apesar de adorarmos crepes, e estes serem pratos tipicamente franceses, nunca havíamos experimentado tal iguaria em um típico restaurante gaulês, salvo quando saboreamos a autêntica gallete em Paris... Ficamos então sabendo de um francês em Pinheiros que tem as crepes como especialidade e preços mais moderados. Assim, em uma noite fria de 4a feira, começamos nosso "ano da França" nas comidinhas...



Le Poème

Ao chegarmos no Le Poème, encontramos um restaurante pequeno e aconchegante. A primeira impressão foi muito positiva: desde o manobrista grátis, o atendimento dos garçons, os detalhes da decoração e dos utensílios agradaram bastante. As boas vindas vieram na forma de um pequeno e exótico canapé composto por uma mistura de limão siciliano e shiitake, cortesia oferecida pelo chefe.
Conforme planejado, optamos por experimetar as crepes, apesar de uma boa variedade de pratos interessantes no cardápio.



Montmarte: bairro boêmio de Paris e um crepe de frango, mussarela, creme de espinafre e ervas de Provence



Trocadero: a mais famosa vista da Tour eiffel em Paris e uma tradicional receita de crepes em SP

Os escolhidos foram o Montmarte e o Trocadero. As crepes são diferentes das tradicionais creperias daqui e das que saboreamos na França. Elas vêm semi abertas, com a massa super crocante e dobras nos quatro lados. O recheio, bem balanceado, vêm à mostra no centro da iguaria. O Montmarte com sua mistura de frango desfiado, mussarela, creme de espinafre e ervas veio surpreendentemente no ponto. O frango desfiado, que muitas vezes vem seco demais, estava molhadinho e o creme e as ervas deixam o prato muito saboroso. E sem os exageros que poderiam tornar o sabor enjoativo. Já o Trocadero também não decepcionou. A receita, parecida com uma que experimentamos em Paris, levava presunto cozido, mussarela pimentas e ovo estalado! Eu paritcularmente adoro ovo estalado em quase tudo!
As crepes não são gigantes mas servem bem uma pessoa de apetite moderado. Por isso, ainda sobrou espaço para a sobremesa.




Pecado original: creme de baunilha, mini suspiros e morangos



La Gourmande: crepe de chocolate amargo com bananas (?). Na verdade pedimos para torcar as banas por morangos....

As escolhidas foram o Pecado original e a crepe La Gourmande. O pecado original é simplemsmente uma das melhores sobremesas que degustamos até agora. A combinação entre o fcreme de baunilha, morangos, calda vermelha e suspiros é simples mas encantadora. O azedinho da calda e dos morangos com a suavidade do creme e o adocicado dos suspiros. Vale cada colherada! Já o La Gourmande veio ao gosto do freguês, com morangos no lugar das rodelas de banana. E a crepe de chocolate mostrou a que veio já na primeira garfada: recheio de chocolate fortíssimo de alto teor de cacau: nada de Nutella ou chocolate ao leite. Ótimo!
Como diz o cardápio: um Grand Finale de verdade!
Nossa opinião sobre o Le Poème foi muito positiva. O cartão de feedback que acompanhava a conta resume nossa opinião: demos nota 10 em tudo, o que é muito raro. A comida é muito boa, o atendimento impecável e o ambiente muito agradável. Apesar do preço um pouco salgado, o Le Poème é um bistrot bastante acessível, se comparado a maioria dos restaurantes franceses da cidade. E com certeza, um restaurante que recomendamos para conhecer e depois voltar sempre.


> Le Poème Bistrot
Joaquim Antunes, 98 | Pinheiros
11 3083 6016
http://www.lepoemebistro.com.br

itadakimasuuuuu!

Um comentário: