26 de abril de 2009

Bar do Alemão

O sabadão ia ser corrido: torneio de poker de tarde e depois "tanomochi" da família a noite no Bar do Alemão. Ele já estava em nossa lista de "visitas programadas", afinal de contas, sou um genuíno fanático por bifes a parmeggiana e jamais poderia negligenciar o mais famoso exemplar deste clássico da culinária italiana. Reza a lenda que o "Alemão" de Itu foi fundado em 1902 e, desde então, seu famoso filé a parmeggiana gigante se tornou no carro chefe da casa. Já tínhamos planos de ir até o interior de SP experimentar essa iguaria mas fomos surpreendidos pela inauguração da filial paulistana no fim do ano passado. Cruzar o caminho da parmeggiana gigante agora era questão de tempo....

Após minha performance azarada e desastrosa no baralho, chegamos à filial instalada em Moema. O ambiente amplo e arrumadinho comportou as duas mesas gigantes com quase 40 pessoas no total... família grande! A escolha do cardápio foi coletiva e bastante óbvia: parmeggiana!!


Até rolou uma saladinha generosa de entrada. Mas o que importava veio depois: bife a parmeggiana, arroz e batatas fritas! As batatas vieram em estilo de cantina italiana: cortadas curtas e grossas, bem crocantes por fora e macias por dentro. Totalmente aprovadas, ainda que em qunatidade insuficiente para o gigantesco (gigantesco mesmo) bife que se seguiria...




Não é foto montagem... Reparem no tamanho dos talheres na borda da badeja.... O bife a milanesa bem fininho vem totalmente mergulhado no molho de tomate e coberto com mussarela e parmesão. Um clássico!



Não, não se trata de uma pizza apesar do diâmetro ser similar a uma boa "redonda". Os garçons serviam frenéticamente nossa mesa, recortando o bife super macio sem usar faca! O garçom da uma "bifada" em cada prato e uma porção de arroz do lado. Cada "parmê" serviu no mínimo 5 pessoas.... São mais de 700 g de carne e quase 500 g de queijo!!!



Em resumo, além do tamanho titânico do prato (que também é servida em meia porção, inidicada para 2 a 3 pessoas...), a parmeggiana do alemão é muito saborosa e merece a boa fama que carrega há tantos anos. Não decepcionou no sabor e muito menos no tamanho. Certamente voltaremos lá p/ experimentar os diversos pratos "alemães" do lugar. Seja aqui em SP ou em uma viagenzinha p/ o original de Itú.

> Bar do Alemão
Av. Juriti, 651 | Moema

Itadakimasuuuuu!

Um comentário:

  1. Não conhecia esse Bar do Alemão em Moema... Mas se for igual o de Campinas esta é simplesmente a melhor Parmeggianna que eu comi até hj!!!!

    Bolinha

    ResponderExcluir